Português Inglês

Museu da Inconfidência seleciona estagiários - Curso de Museologia 2019 - Setor Exposições

Exposição de Longa Duração do MDINC

MUSEU DA INCONFIDÊNCIA/IBRAM

SELEÇÃO 2019

ESTAGIÁRIO DE MUSEOLOGIA

Estágio remunerado
Discente: Nível Superior
Vagas : 01 (uma) Vaga
Setor de atividades: Museologia e Exposições
Período: 6 hs diárias – 30h por semana
Valor da bolsa: R$520,00 + auxílio transporte de R$132,00 = R$ 652,00
Vigência do contrato: 12 meses
Coordenação do estágio/MDINC: Rosalina Neves Assis (Servidora e Museóloga)
Local de trabalho: Museu da Inconfidência e anexos
Praça Tiradentes e Rua do Pilar, em Ouro Preto, Minas Gerais
Início do estágio: 02/12/2019
Site: www.museudainconfidencia.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/museudainconfidencia/
Contato: mdinc@museus.gov.br e rosalina.assis@museus.gov.br

- Ser graduando do Curso de Museologia a partir do 5˚ período
- Boa redação
- Dinâmico, pró-ativo e comunicativo
- Conhecimento de trabalho em programas como Word, Excel e Photoshop (ou similar de edição de imagens)
- Noções de inglês
- Preferencialmente graduado em conservação/restauração de bens culturais ou com curso em andamento

Obs: Haverá prova escrita e entrevista conforme estipulado em cronograma abaixo.

CRONOGRAMA

Inscrições (Currículo e comprovantes digitalizados via e-mail com o título – SELEÇÃO DE ESTÁGIO DE MUSEOLOGIA/MDINC e nome do candidato para: mdinc@museus.gov.br com cópia para rosalina.assis@museus.gov.br e Janine.Ojeda@museus.gov.br

10 a 14/10/2019 (das 08h do dia 1/10 às 23h do dia 14/10/2019 – apenas via e-mail institucional do Museu da Inconfidência)

Divulgação de locais e horários de prova escrita (2hs) e entrevista

15/10/2019 (terça-feira)

Prova escrita e entrevista

16/10/2019 (quarta-feira)

21/10/2019 (segunda-feira)

Assinatura de contrato entre MDINC e Instituição de Ensino (Universidade)

Novembro/2019

Início do estágio

02/12/2019

ATENÇÃO: A divulgação referente à seleção de estágio será feita principalmente através das mídias sociais do Museu da Inconfidência. Qualquer dúvida, entrar em contato pelo telefone (31)3551-1121 ou e-mail mdinc@museus.gov.br.

ATRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO
- Atendimento às demandas da área museológica dentro do MDINC, extensível aos distintos espaços físicos da sede (Anexos I, II e III), e às ações externas de projetos parceiros do museu.
- Assistência nos processos de montagem e desmontagem de exposições de média duração na Galeria Manoel da Costa Athaíde e outros locais e em exposições itinerantes.
- Controle ambiental contínuo em locais de acondicionamento de acervos.
- Pesquisa para desenvolvimento de visitas mediadas nos espaços expositivos do MDINC (sede, galeria e eventos).
- Assistência na atualização do mailing institucional para exposições e eventos.
- Atendimento ao público visitante com orientação do coordenador do setor.
- Organização de arquivos institucionais referentes à área museológica e de conservação do acervo.
- Assistência na alimentação de dados e vistorias de bens culturais do MDINC sob orientação da responsável pelo Setor de Documentação Museológica.
- Divulgação de eventos culturais do MDINC em distintos meios de comunicação.
- Assistência às demandas do Programa Socioambiental do MDINC.

CONTRATAÇÃO – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Para fins de elaboração do Termo de Compromisso de Estágio TCE entre o Concedente Instituto Brasileiro de Museus / Museu da Inconfidência e o Estudante.

Dados:
- Número de telefone residencial e/ou celular;
-E-mail;
-Cópia do CPF;
- Cópia da carteira de identidade (não serve cópia da carteira de motorista, nem de
qualquer outro documento);
- Cópia do comprovante de residência;
- Cópia do título de eleitor (caso tenha ou complete 18 anos no ano de início do estágio);
- Cópia do comprovante de alistamento militar (caso tenha ou complete 18 anos no ano de
início do estágio);
- Cópia dos dados bancários (conta CORRENTE no nome do estagiário);
- Cópia da declaração de escolaridade.