Português Inglês

Reserva Técnica

Localizada em prédio anexo ao Museu da Inconfidência, a Reserva Técnica acondiciona cerca de 70% do acervo museológico da instituição. Com estruturas confeccionadas em chapas de aço tratadas especialmente para a conservação das coleções, o espaço apresenta trainéis articuláveis, porta-pallets, armários embutidos, monta-carga, prateleiras, mesas corrediças e módulos deslizantes, seguindo os mais rigorosos padrões técnicos.

O controle do conjunto armazenado é feito por meio de um sistema de catalogação denominado SCAM, especialmente desenvolvido pelo Setor de Documentação  Museológica, que permite fácil gerenciamento e segurança do acervo. A catalogação, a pesquisa e o monitoramento do estado de conservação das peças são ações contínuas, desenvolvidas por museóloga em parceria com os profissionais do Laboratório de Conservação e Restauração do Museu.

Utilizando modernos equipamentos técnicos, é feita a medição das condições ambientais para garantir a integridade do patrimônio cultural, preservando a memória do país.