Português Inglês

O Museu da Inconfidência Hoje

A instituição hoje não se restringe ao prédio da Casa de Câmara e Cadeia. Três anexos abrigam as atividades da direção, secretaria, segurança, restauração e conservação, pesquisa e interação com a comunidade.

O Anexo I abriga o auditório - espaço destinado a eventos do Museu, que também é cedido a outras instituições da cidade - , a Sala Manoel da Costa Athaide, de exposições temporárias, e a Reserva Técnica.

No Anexo II funcionam a direção do Museu, o Laboratório de Conservação e Restauração, as seções de Difusão do Acervo e Promoção Cultural, Segurança e Serviços Gerais, Documentação Museológica e Assessoria de Comunicação.

No Anexo III, conhecido também como Casa do Pilar, ficam o Arquivo Histórico, os setores de pesquisa histórica e musicológica, a Biblioteca, o setor Pedagógico e a estrutura administrativa da instituição.

SEÇÕES E SETORES

Seção de Preservação, Documentação e Pesquisa

Compreende os setores de pesquisa, Arquivo Histórico, Musicologia, Documentação Museológica, Biblioteca e o Laboratório de Conservação e Restauração.

Seção de Difusão do Acervo e Promoção Cultural

Abrange as áreas de promoção e difusão cultural, pedagogia, exposição permanente, reserva técnica, auditório, cineclube e Sala Manoel da Costa Athaide. A seção é responsável, ainda, pelo levantamento estatístico e do perfil dos que visitam a exposição permanente, bem como do público usuário do Anexo I.

Seção de Segurança e Serviços Gerais

Responsável por proporcionar segurança física a funcionários e visitantes, bem como aos bens patrimoniais (acervos, instalações e equipamentos do museu e anexos), a seção desenvolve ações preventivas e ostensivas. Zela também pelo asseio, conservação das instalações e de toda a infraestrutura utilizada, além de promover a manutenção dos prédios.

Seção Administrativa

Desenvolve atividades referentes à execução orçamentária, financeira, contábil, patrimonial e administração dos recursos humanos. Garante o apoio necessário à realização dos projetos da área fim.

Museu da Inconfidência
Exposição de Longa Duração
Praça Tiradentes, 139, Centro
Funcionamento: 12h às 18h