Português Inglês

Descrição Geral - Musicologia

Marcha Francisco Gomes da Rocha - Francisco Curt Lange

Com um acervo majoritariamente nacional, composto por documentos datados desde o final do século XVIII até o início do XX, o setor de Musicologia trabalha com manuscritos, impressos, obras didáticas e de conteúdo sacro e popular.

Foi criado em 1983, sob a coordenação do Prof. Dr. Régis Duprat, quando recebeu a Coleção Francisco Curt Lange de manuscritos musicais, resultado de pesquisas realizadas pelo musicólogo nas décadas de 1940 e 50, em diversas cidades mineiras. Na ocasião, houve ainda a incorporação de mais três coleções oriundas de Campanha, Ponte Nova e Pitangui, carentes de qualquer tratamento musicológico. Ao longo do tempo, três novas coleções foram incorporadas: a do Arquivo Público Mineiro e duas de famílias do município de Ouro Preto.

O setor desenvolve trabalhos de coleta, conservação, catalogação dos acervos do Museu da Inconfidência e de outras instituições, microfilmagem, pesquisa e transcrição de obras, além de promover a divulgação do patrimônio musical brasileiro. Lançou até agora sete livros entre catálogos, obras transcritas, anais de seminário e um CD.

Como atividade paralela, vem sendo emprestada colaboração para a pesquisa e a catalogação dos acervos das bandas de música da cidade. Anualmente, realiza um encontro das bandas de Ouro Preto e região e Seminários de Música que pretendem reunir pesquisadores para a discussão dos temas que visam fomentar o desenvolvimento do setor. Ocasionalmente, organiza exposições temáticas e presta assistência técnica a outros repositórios de documentos musicais da região.