Português Inglês

Descrição Geral - Área Educativa

A Área Pedagógica é um espaço de uso social que possibilita, por meio de ações educativas, a dinamização do Museu com projetos que desenvolve junto à comunidade. Instalado na Casa do Pilar, anexo da instituição, o setor recebe semanalmente um público que abrange desde alunos do ensino fundamental até grupos de terceira idade. A equipe multidisciplinar procura atender solicitações de professores, estudantes e profissionais de áreas afins.

Os projetos obedecem aos pressupostos teóricos e metodológicos da arte-educação, considerando as diferentes linguagens utilizadas pelo ser humano para expressar pensamentos, sentimentos e ideias. As ações articulam-se com a realidade imediata do público usuário, ao promover conexões entre história, memória, patrimônio, identidade cultural, alteridade e cidadania. Atualmente, estão em curso os projetos Girassol, Inconfidências, Ludomuseu e Chá com Causos.

A Área Pedagógica trabalha ininterruptamente desde 1981 e, em parceria com a Seção de Difusão do Acervo e Promoção Cultural, desenvolve eventos recomendados pelo IBRAM, como a Semana de Museus e a Primavera de Museus. O setor realiza, eventualmente, oficinas paralelas às exposições temporárias da Sala Manoel da Costa Athaide, abertas à comunidade.