Português Inglês

Girassol

Desenvolvido em parceria com o Serviço Municipal de Saúde Mental de Ouro Preto, o projeto tem como objetivo apontar caminhos para a inclusão dos portadores de transtornos mentais, por meio de visitas a locais públicos, museus, galerias, teatros e oficina de artistas. A iniciativa procura mostrar aos participantes a dinâmica da cidade, permitindo, por meio de vivências, o exercício da cidadania. Da mesma forma, estimula-se o convívio com a comunidade, quebrando o isolamento em que vivem. Em atividade desde 2001, a ação conta com acompanhamento de um terapeuta ocupacional na avaliação dos participantes e atividades planejadas pelos especialistas em educação do Inconfidência. Os atendimentos são semanais.

Inconfidências

Consiste em visitas orientadas à exposição permanente. O projeto atende grupos de até 50 pessoas, com agendamento prévio, e pretende também formar agentes multiplicadores. A equipe pedagógica está elaborando um material gráfico de suporte aos professores e estudantes e realizará atendimentos de forma a apresentar o acervo e estabelecer, por mediação, as diversas leituras possíveis sobre o contexto de criação do museu e a sociedade que produziu os bens culturais ali presentes. Para participar do projeto Inconfidências é necessário agendamento prévio pelo telefone (31)3551-1378.

Ludomuseu

O projeto Ludomuseu propicia aos grupos de diferentes faixas etárias, escolares ou não, a compreensão da dinâmica museológica. A ação propõe aos participantes a desmitificação do acervo por meio do manuseio de obras da reserva técnica. Para participar do projeto Ludomuseu é necessário agendamento prévio pelo telefone (31)3551-1378. OBS.: SERVIÇO TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL.

Chá com Causos

A terceira idade é o público alvo do projeto Chá com Causos. Com formato de museu itinerante, sua proposta é socializar o espaço museológico, estendendo-o até as comunidades de Ouro Preto. A ação pretende ajudar a consolidar, na comunidade, a importância do sujeito como autor de sua própria história e a mediar relações entre esse sujeito e o acervo. A ideia é levar o participante a refletir sobre os museus como lugares que, ao organizar e expor objetos de diferentes temporalidades, utilidades e procedências, tentam reconstruir e preservar a história de cada um de nós.

A iniciativa propõe, nesse sentido, a valorização de assuntos de conhecimento geral, preservando o patrimônio imaterial. O projeto foi também realizado no Pólo Cultural de Glaura, distrito de Ouro Preto. Do trabalho desenvolvido foi gerado o livro Glaura: Chá com Causos, lançado em abril de 2011 (à venda na Loja do Museu da Inconfidência).

A obra contém particularidades das lendas, culinária, “causos”, festas, crenças, artesanato e medicina popular do local. É resultado de meses de trabalho do setor pedagógico do Museu da Inconfidência, então composto por Ana Maria Laia, Lorene Dutra Moreira e Ferreira, Maria Aparecida Ferreira de Souza e Viviane Michelline Veloso Danese.

Projeto Educativo no Museu

O concurso Projeto Educativo no Museu, que está com inscrições abertas até 30 de novembro de 2011, tem o objetivo de valorizar e apoiar as práticas educativas desenvolvidas neste ano pelos professores e seus alunos a partir da visitação à exposição de longa duração ou às mostras promovidas na Sala Manoel da Costa Athaide. Como reconhecimento à importância e valorização do papel do professor no contexto Educação e Museu, será promovida, em dezembro, no Auditório do Museu da Inconfidência, a cerimônia de premiação dos professores e das escolas participantes, com uma série de atividades voltadas ao tema Educação e Museus. Todos os projetos inscritos no concurso serão agraciados com certificados pela participação. Além disso, os professores e escolas receberão um kit promocional com publicações do Museu da Inconfidência. Na categoria de iniciativas e práticas educacionais inovadoras ou criativas, o concurso selecionará cinco projetos e concederá menção honrosa aos professores e a instituições de ensino.

Baixe aqui o REGULAMENTO

Baixe aqui a FICHA DE INSCRIÇÃO